Não estamos sozinhos

Um certo grupo de homens estava a navegar por um mar conhecido da região, a fim de chegar a margem em busca de um lugar mais tranquilo para que pudessem descansar. O dia havia sido conturbado e a preocupação e o desespero não haviam cessado, pois ainda havia ventos enfurecidos que agitavam a embarcação de um lado para o outro.

Mesmo estando todos juntos a lutar contra a turbulenta tempestade, se sentiam sós, como se cada um estivesse sozinho frente aquilo, deixados pelo seu Capitão. É claro, sabemos muito bem que não foi o que aconteceu nessa história; ainda assim, pelo medo da solidão e o sofrimento, concluímos frequentemente que, pelo fato de eu não enxergá-lo, ou senti-lo presencialmente, o Capitão não está comigo.

Em momentos como esse, o medo que impera e domina a alma assalta nossa fé com cruéis perguntas: “O que fazer quando parece que Ele não está? Ou melhor, como enfrentar a sensação da solidão, de ter sido deixado por Deus, em uma situação na qual o êxito é improvável?“

O mero sentir estar longe de Deus implica na possibilidade da ausência dEle? O sentimento subjetivo interfere na providência do absoluto?

“Deus meu, Deus meu, Por que me desamparaste?” O próprio Jesus nos mostrou que se sentiu só antes de sua morte. Clamar ao Senhor pelo abandono aparente nos mostra que ali, Jesus batalhava contra a ilusão do pecado.

Davi também sofreu essa sensação de ser deixado por Deus e se sentiu sozinho constantemente, mas ainda assim orava e perguntava: “Por que, Senhor, Tu permaneces afastado na hora do sofrimento? Por que te escondes de mim?” (Sl 10.1). “Por que me abandonaste?” (Sl 43.2). Ele está lutando contra seus sentimentos, caso contrário, não falaria com Deus; além de entender que, apesar da sensação, Deus está!

Contra a emoção exacerbada e a sensação de abandono, Deus responde com o absoluto: Sua presença. Ele nunca esteve longe de nós, sempre ao nosso lado. O medo da tempestade, por outro lado, me leva a ver Jesus como um fantasma, algo que me apavora, não como alguém que protege.

Independente de qualquer sensação que tenhamos no caminho rumo ao verdadeiro lar, o Grandioso Capitão responde: “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha destra fiel” (Is 41:10).

Pr Mateus Teixeira da Silveira