Desamparado, sem esperança, apático a tudo ao redor porque o sofrimento se prolonga a tanto tempo que a própria contagem do tempo já não faz a menor diferença, de quando em quando uma agitação promove uma busca sem sentido para o que seria a solução do problema mas tudo se mostra falso! Alheio aos movimentos políticos e as tradições religiosas, o olhar perdido e confuso repousa no nada pois a visão mostra apenas a miséria existencial!
O livro de João capítulo 5, versos 2 a 8, conta a história do paralítico que foi curado por Jesus no tanque de Bethesda. Segundo a bíblia, sua localização era perto da porta das ovelhas, lugar reedificado e consagrado na reconstrução dos muros de Jerusalém por “Eliasibe, os sacerdotes, e seus irmãos”. (Neemias 3:1)
Através daquela porta, as ovelhas e cordeiros acessavam de forma adequada o local onde o povo apresentava suas ofertas a Deus. Para aquele animal, ao atravessar os portais, inevitavelmente seriam seus últimos momentos de vida até serem sacrificados no templo.
Bethesda significa “casa de misericórdia” e a aplicação espiritual dessa história é fantástica! Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29) e foi oferecido em sacrifício (Hebreus 9:28) pela humanidade caída, atravessou a porta das ovelhas e na casa de misericórdia escolheu aquele homem para o curar, demonstrando ao mundo que chegara o tempo de cumprimento das palavras do profeta Oséias: “Misericórdia quero, e não sacrifício…” (Oséias 6:6)
Por que Jesus escolheu o paralítico? O relato bíblico diz que “uma multidão de enfermos, cegos, coxos” lá se encontravam, mas Jesus olhou para ele, teve compaixão, se aproximou e iniciou um diálogo com uma pergunta que inicialmente não fazia sentido porque o propósito de todos naquele ambiente era a busca da cura física! Mesmo assim Jesus perguntou: “Queres ser curado?”
Como você se sente hoje? Está experimentando os mesmos sentimentos daquele paralítico? Por quantos anos essa dor ou deficiência tem te consumido e você tal qual aquele homem se acomodou próximo a algum tanque da vida e está aguardando um movimento místico que pode transformar sua sorte?
Para mim, Jesus escolheu o paralítico porque ele nos conhece individualmente e sabia o limite de sofrimento daquele homem, assim como ele sabe agora, até onde podemos suportar! Nesse momento, Jesus está te escolhendo porque olhou para sua vida e sabe que seu clamor, mesmo sem esperança, é sincero!
“Não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada…” respondeu o paralítico para Jesus! Sem nenhuma exceção, todos temos uma história, uma justificativa, uma explicação! A despeito de tudo, aceite hoje o convite de Jesus: “Levanta-te, toma o teu leito e anda!”. Deus te abençoe neste sábado.
Farley Nunes