Luz do Mundo

Quão desafiador pode ser quando nos deparamos com algo que devemos fazer e não possuímos a vontade e a atitude necessária para avançar?

– “Isso é um grande problema!”, você deve estar pensando. E de fato, pode se tornar quase uma situação impossível de se resolver quando meus sentimentos ou meu humor não alcança o nível necessário de motivação para cumprir uma obrigação. Ainda assim, vários desses aparentes “problemas” – me refiro à falta de vontade e motivação para algo – são ignorados quando a realidade resolve nos fazer uma visita.

Para uma prova na escola ou da faculdade, a necessidade de ter uma excelente nota anula a falta de vontade de estudar ou a atitude de preguiça e procrastinação. O mesmo serviria para aquele dia mais fresco que o normal, no qual seria proveitoso dormir até tarde. Mas isso se tornaria somente um desejo distante tendo em conta que, para chegar ao trabalho, é necessário sair de casa mais cedo, e aquele interesse se dissolveria rapidamente.

E se essa falta de vontade interfere na minha relação com Deus? A necessidade de tê-lo ao meu lado invalida o sentimento de indiferença de estar ou não com Ele? Ou é mais fácil deixá-lo guardado em um pote e logo depois de um tempo voltar para me certificar se há uma bênção reservada para mim?

O próprio Lutero dizia que quando havia muitas coisas a serem feitas num dia, ele passava três horas orando. E assim, as prioridades do reino eterno davam sustento para os desafios do mundo real.

Victor Frankl, conhecido por ser o pai da logoterapia, realça a importância da única liberdade que temos enquanto vivemos nesse mundo. O medicamento contra o desânimo e a prova da nossa liberdade consiste na escolha da nossa atitude frente a uma situação desastrosa. Diante do desânimo, revertemos o quadro quando a nossa atitude confronta a inércia, o abatimento e a fraqueza. Quando sinto que não preciso dEle, e a vontade não aparece, devo lutar contra essa aparente sensação de “total independência”.

Finalmente, sabemos que o peregrino não se encontra na sua verdadeira terra, mas anela reviver diariamente os momentos com o Pai sempre quando há oportunidade? É o desejo mais profundo do seu coração, ou os sentimentos, as sensações e os desafios o desanimam a buscar Aquele que é o único que está por cima das ilusões da vida?

Pr Mateus Teixeira da Silveira