Reflexões sobre o Vale da Sombra e da Morte
O que os textos bíblicos me ensinaram sobre o vale da sombra e da morte? Jó me ensinou que os crentes que atravessam o vale da sombra e da morte têm a sensação de que caminho parece interminável (Jó 10: 20-22). Enquanto isso, é-lhes permitido lamentar (Jó 3: 5) e chorar (Jó 16: 16). Com Jó também aprendi que os perversos são notívagos pela própria natureza de seus crimes – homicidas, ladrões e adúlteros (Jó 24: 13-17) – e se tornam insones porque são assaltados pelos terrores noturnos. “Não querem nada com a luz”. Sei que, no século XXI, existem perversos sem vergonha, que em plena luz do dia tiram a vida do próximo e nem precisam usar disfarces. Todavia, Jó fala que, “a manhã para todos eles é como sombra de morte”. Penso que a consciência dos pecados pode sufocá-los acordados, ainda mais quando veem o pesadelo da vingança e da morte se aproximando. Dou graças ao bom Deus pelas tardes e manhãs de um dia. A luz inibe perversidades ainda maiores. Talvez seja por isso que as festas da juventude são realizadas a noite. Talvez seja por isso que os cultos para Deus são iluminados. Seja no escurinho do cinema ou na calada da noite, os perversos estão sempre prontos para abater suas vítimas.
Os salmistas me ensinaram que somente Jesus Cristo pode nos livrar do vale da sombra e da morte (Salmos 107: 10 e 14). Nossa parte consiste em clamar (Salmos 107: 6, 13, 19 e 28), uma vez que, Cristo é o único especialista em tirar a Israel e outros pecadores de muitas enrascadas. Não pare suas visitas aos Psiquiatras e Psicólogos, mas nunca abra mão e aprenda apreciar o conforto do divã de Deus. Com os salmistas eu também aprendi que ao dar as costas para Jesus, estamos trilhando o caminho para o vale da sombra e da morte (Salmos 44: 9-22). Muito só percebem que viajaram sem Deus depois que já chegaram ao vale. Foram dias, meses e anos levando a vida de qualquer jeito! Foram muitos dias, meses e anos sem Deus e o vale da sombra e da morte em que estão metidos foi resultado da própria escolha. Você acha que o bom Pastor força a barra para se aproximar dos que desejam distância de Deus? Salomão me ensinou que a morte ronda aqueles que caem na cantada das prostitutas e passam a frequentar as suas casas. (Provérbios 2: 16-19). Ou seja, pés desobedientes podem me conduzir para o vale da sombra e da morte.
Jeremias, por sua vez, me ensinou que Deus também pode me guiar para um beco sem saída (Jeremias 2: 6), mas sob sua liderança posso entrar na terra prometida. O problema é que muitos depois que chegam à terra que mana leite e mel (Jeremias 2: 5-7) adotam e adoram deuses pagãos. E ainda têm a cara de pau de dizer para Deus que eles sabem tudo (Jeremias 13: 12-17).
Por último, e não menos importante, aprendi com o profeta Isaías (Isaías 9: 1 e 2), com Mateus (Mateus 4: 15-16) e com Zacarias (Lucas 1: 79) que a mistura de judeus e pagãos transformou Zebulom e Naftali na Galileia dos gentios, num reino de trevas que só foi iluminado e abençoado pela presença e o ministério de Jesus, o único que pode nos livrar de um vale da sombra e de morte.
João Ferreira Marques