O DIA DA PREPARAÇÃO
Deus terminou a criação do planeta terra no sexto dia conforme escrito em Gênesis 1:31. A última parte do versículo diz: “passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia. Após terminar a criação declarou que tudo era muito bom, descansou, abençoou, santificou o sétimo dia (Genêsis 2:1-3) e deu-lhe o nome de sábado conforme Êxodo 16:26, muito antes de escrever os dez mandamentos em tábuas de pedra e entregá-los a Moisés. A partir de então, a sexta-feira passou a ser o dia de preparo para receber o sábado. Quando Deus tirou o povo Israelita do Egito, operou uma grande reforma e reeducação sobre a guarda do sábado entre eles. No Egito não puderam separar e guardar o sábado como Deus queria, por isso necessitaram de uma reforma, eles precisavam ser reeducados.
A sexta-feira entrou neste processo. Eles pegavam o Maná em dobro (ÊXODO 16: 5,22) e o preparavam porque no sábado o maná não caía e não deviam acender fogo e preparar alimentos. Vejamos o que diz a revelação profética para os nossos dias: “Deus exige que seu santo dia seja observado hoje de maneira tão sagrada como no tempo de Israel…Deve fazer-se do dia anterior ao sábado, um dia de preparação, a fim de que tudo possa estar em prontidão para as suas horas sagradas. Em caso algum devemos permitir que nossas ocupações usurpem o tempo santo. (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, página 296).
A sexta-feira como dia de preparação para receber o santo sábado, não se aplicava apenas para o período do velho testamento, nos dias de Jesus estava em pleno vigor. Lucas descreve em seu evangelho, sobre o sepultamento de Jesus, no capítulo 24, versos 52 a 54, afirma que José de Arimatéia pediu o corpo a Pilatos, envolveu-o em um lençol de linho e o sepultou, e no verso 54 diz que era o dia da preparação e começava o sábado.
A sexta-feira continua hoje, como dia de preparação para receber o sábado do Senhor. Vejamos o que diz Ellen White, inspirada por Deus: “Aquele seria um inesquecível sábado para os tristes discípulos e também para os sacerdotes, os príncipes, os escribas e o povo. Ao pôr-do-sol do dia de preparação soaram as trombetas anunciando o começo do sábado. (Desejado de todas as nações, página 774)
O sétimo dia da semana, o sábado, continua separado por Deus para Sua adoração, Seu louvor, Sua glória, e o descanso do homem. O preparo para recebê-lo com alegria, com contentamento e paz, deve começar no primeiro dia da semana, prosseguir nos demais dias e concluí-lo na sexta-feira antes do sol se por. Esse é o plano de Deus para todos nós hoje. Amém!
Pr. João Batista