Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


boletins:devocional20022021

Lágrimas pela Cidade

“E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela.” Lucas 19:41

Nasci e cresci em bairros da periferia de Fortaleza, CE. Lembro muito bem do clima litorâneo, vento balançando os coqueiros parecendo barulho de chuva, sem muito esforço me vem à memória o timbre de voz dos vizinhos, das risadas dos colegas de infância e até das traquinagens de criança. Bairro pobre porém de pessoas muito amáveis, outras nem tanto! Em nossa igreja do Sudoeste temos amigos e irmãos de vários bairros espalhados por esse Brasil.

Conseguimos ouvir e reconhecer o sotaque goiano, paraibano, paulista, baiano, pernambucano, gaúcho, cearense, piauiense e tantos outros(me perdoe se não citei o seu). Interessante como muitos falam 'goxtar' e outros falam 'gostar'. Quando saímos de nosso bairro, nossa cidade natal, nossa pátria, levamos conosco uma bagagem cultural que impacta em nossa vida para sempre, me parece impossível não ter alguma características do lugar de onde crescemos. Entendo que alguns gostam de onde vieram, outros não querem nem lembrar. Quem sabe só visitar a passeio, mas preferem morar onde estão. Seja qual for o seu sentimento e o meu, mesmo que você tenha crescido em lugar diferente de onde nasceu, temos uma ligação com lugares por onde passamos, quer gostemos ou não.

A bíblia menciona um lugar que arrancou lágrimas de Jesus. “…vendo a cidade, chorou sobre ela”. Do alto do monte das Oliveiras, era possível ter um vislumbre do Calvário e também do templo. Você já imaginou o que passou na cabeça de Jesus naquele exato momento? Porque as lágrimas? Que sentimento invadiu o coração do Mestre afim de deixá-lo tão emocionado. Ele conseguia ver o futuro que esperava por Jerusalém sob o implacável exército romano. Tantas coisas o povo precisava saber! A bênção prometida tempos atrás já não seria desfrutada. A grande potência espiritual passaria pelo seu deserto.

Percebeu algo em comum? Eu e você precisamos saber mais, viver mais, conhecer mais de Deus. As lágrimas de Jesus por seu povo, rolam até os dias de hoje por mim e por você. Nós aguardamos viver na Nova Jerusalém, lugar de paz. Você tem saudade do seu bairro? Chora por ele? Lembra das comidas típicas? Não gosta? Não lembra? Não importa. Existe uma cidade preparada para cada um de nós, onde encontraremos nossos queridos que descansaram no Senhor, onde não teremos doenças para arrebatar quem amamos sem chances de dizer até logo, esse “bairro” será eterno. É possível sentir saudades sem mesmo ter vivido na Nova Jerusalém, porque podemos nos alimentar de lá, sonhar, abrir nossas bíblias e ler histórias sobre esse Deus maravilhoso e perdoador, “ouvir os passos de um Deus que se aproxima”.

Referências

Comentário Bíblico Adventista, Volume 5, página 945 - Casa Publicadora Brasileira, Tatuí/SP, 2013.

Itamar Azevedo

boletins/devocional20022021.txt · Última modificação: 2021/07/22 10:31 por 127.0.0.1

Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki